Não tem nenhuma prova que esse tipo de publicidade realmente dê certo, nenhum experimento até hoje pode comprovar isso, já que o único que tinha resultados que comprovavam esse tipo de publicidade era o estudo do James Vicary, que em uma sessão de cinema colocou as frases "Drink Coke (beba Coca-Cola) e "Eat Popcorn" (coma pipoca) em uma alta velocidade que o olho humano não conseguia enxergar, porém a mensagem ficava no subconsciente e a pessoa consumia o produto depois.
Essa teoria, hoje em dia, não tem relevância, pois foi constatada uma fraude no experimento do Vicary, que será o próprio que explicará o que ocorreu:
"... nós fomos forçados a divulgar a idéia antes que estivessemos realmente prontos.... Nós não havíamos feito nenhuma pesquisa exceto o mínimo necessário para registrar a patente. Eu tinha pouco interesse na companhia (Subliminal Projection) e uma pequena quantidade de dados, muito pequena para ser significativa"
A verdade é que, mesmo que a publicidade subliminar exista e ela exerça um poder de persuasão sobre os consumidores, as empresas não buscam esse tipo de publicidade, elas querem a fixação de sua marca no consciente das pessoas para que elas possam lembrar sempre da marca.
Hoje o que chega mais perto da publicidade subliminar é a publicidade associativa, que faz o uso da associação do que está ao redor, ou implicito na propaganda, para influenciar o consumidor a comprar determinado produto ou marca.


3 comentários:
OIIII..
ta liiindo o site!!
tudo de bom viiu..
as matérias também.. perfeitaaas! :)
Bjooos
ola!! adoreii o site..
as materias são otimas.
muita informação, perfeito
adooreeei mesmo estão de parabeenss
bjusss
Boa Tarde!
Tambem adorei o site, super interessante
as matérias são ótimas!
Parabéns
Postar um comentário